publicidade

Economia

Taxa Selic deve ter alta entre 1 a 1,5%, projeta Mercado Financeiro

por Redação Radar da Bahia no dia 15 de setembro de 2021 às 09:20
Foto: Reprodução

A taxa Selic, que define os juros básicos da economia brasileira, deve subir entre 1 ponto e 1,5 ponto nas previsões são de analistas de mercado. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, ocorrerá na próxima semana. Atualmente a Selic está em 5,25% anuais. No começo do 2021 a taxa era de 2% ao ano.

A alta dos juros está diretamente ligada à escalada inflacionária. Na edição da última segunda-feira (13) do boletim Focus, as principais instituições financeiras projetaram, pela primeira vez, que o IPCA vai fechar o ano com variação na casa de 8%. A Selic, segundo as mesmas fontes, deve alcançar também 8%. Se as previsões dos analistas se confirmarem, na próxima quarta a Selic ficará entre 6,25% e 6,75%.

Nesta terça-feira (14), o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que a autoridade monetária vai “fazer o que for necessário” para devolver o índice de preços à meta estabelecida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). “A gente pode levar a Selic até onde precisar ser levada para que a gente tenha uma convergência da meta no horizonte relevante”, afirmou Campos Neto em evento do banco BTG Pactual. A meta inflacionária deste ano é de 3,75%, com tolerância entre 2,25% a 5,25%.

 

LEIA TAMBÉM:

Pelé recebe alta de UTI em hospital em São Paulo

Notícias: Economia

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar