publicidade

Bahia

Governo anuncia o retorno das aulas na rede estadual de ensino; confira calendário

por Neison Cerqueira no dia 24 de fevereiro de 2021 às 12:00
Foto: Elói Corrêa / GOVBA

O governador Rui Costa e o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, anunciaram o início do ano letivo 2020/2021 na rede estadual de ensino, que está programado para o próximo dia 15 de março, de forma 100% remota. O anúncio foi feito durante o Papo Correria desta terça-feira (23). 

Rui destacou que o início das aulas com atividades remotas irá contemplar todos os alunos da rede estadual. “Adotamos uma estratégia que irá atender a todos os alunos da rede estadual. Desde o início da pandemia, eu afirmei que não iria aceitar uma solução que alcançasse um número pequeno de alunos. Temos muitos estudantes que moram na zona rural e que não têm sequer sinal de celular. Por isso, estamos implementando esse início remoto das aulas, que não se trata de aula virtual por entender que não contemplaria os alunos que não têm sinal de telefone ou banda larga”, afirmou. 

Rodrigues falou como foi planejado o início das atividades. “Nós podemos detalhar essas atividades, neste primeiro momento, em três datas. No dia 1º de março, nós chamaremos os profissionais da educação para se prepararem e, para a divulgação, com maior força, do que nós iremos fazer. No dia 8 de março, nós iniciaremos a jornada pedagógica Paulo Freire, fechando um ciclo de planejamento e preparação da rede estadual. No dia 15 de março, iniciaremos as aulas de forma remota”, explicou.

Conforme o planejamento da SEC, a pasta pretende realizar dos dois anos letivos, de 2020 e 2021, até o dia 29 de dezembro, com 1.500 horas aula. Ao todo serão três fases de atividades escolares. Após a etapa 100% remota, será a vez da fase híbrida, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais. A última fase é a retomada das aulas 100% presenciais.

Calendário (via G1)

  1. 1ª de março – Chamamento virtual dos professores para fazer planejamento, capacitações, tirar dúvidas e ouvir sugestões de professores e educadores;
  2. 8 a 12 de março – Jornada pedagógica em homenagem ao centenário do educador e filósofo Paulo Freire;
  3. 15 de março – Início das aulas.

Material didático que auxiliarão estudantes e professores

  1. Livros didáticos – livros físicos serão distribuídos nas escolas e estudantes também terão acesso aos virtuais;
  2. Salas virtuais do Google;
  3. Cadernos de apoio à aprendizagem;
  4. Programa Mais Estudo: 2 monitores por turma, em um total de 52 mil estudantes, que receberão bolsas pra serem monitores;
  5. Chatclass Bahia: Exercícios de reforço no WhatsApp;
  6. Internet nas escolas por provedores locais;
  7. Novo canal da televisão educativa: Educa Bahia.
  8. Os professores também passarão por treinamento para o uso de programa de monitoramento das aulas e dos estudantes, por meio do Sistema de Apoio à Gestão de Aprendizagem (Saga). A retomada das aulas será faseada e dividida por etapas, mas somente a primeira tem data para começar.

Divisão das aulas por etapas

Etapa 1: Na primeira fase, que inicia dia 15 de março, as aulas serão remotas. Quem tiver acesso fará atividades orientadas pelos professores via internet. As aulas também poderão ser acessadas pela televisão, em um canal criado exclusivamente para isso, o Educa Bahia. O número do canal é o mesmo da Televisão Educativa da Bahia (TVE) e varia a cada cidade;

Etapa 2: Na segunda fase, que ainda não tem data para acontecer, será iniciado o ensino híbrido, uma agenda progressiva. Essa etapa só será ativada quando o estado tiver condições de abrir as escolas. As aulas presenciais serão em três dias da semana, com divisão por turmas: uma parte nas segundas, quartas e sextas; outra nas terças, quintas e sábados;

Etapa 3: Início das aulas presenciais, somente após a vacinação. Aulas serão retomadas em seis dias por semanadas, com descanso aos domingos.

 

LEIA TAMBÉM:

Bahia usará camisa em homenagem aos sócios em partida diante do Santos

Notícias: Bahia

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar