publicidade

Cidade

Para reduzir déficit de profissionais de TI, Unime lança Academia Tech com 12 cursos de tecnologia

por Redação Radar da Bahia no dia 19 de fevereiro de 2021 às 10:40
Foto: Divulgação

Ao longo dos últimos anos, o mercado de tecnologia no Brasil vem enfrentando uma dura realidade, sobram vagas de trabalho e falta mão de obra qualificada. Estima-se que o déficit na força de trabalho do setor de TI deve chegar a 300 mil profissionais até 2024*.

A cada ano, o país precisaria formar 24 mil novos profissionais a mais na área para suprir a demanda das empresas. Diante deste cenário, a Unime lança o Academia Tech, um pool de cursos em tecnologia da informação para o ensino superior. O portfólio foi desenvolvido para tornar jovens, recém-formados e desempregados, nos profissionais mais requisitados no momento.

Com o total de 12 cursos, o Academia Tech da Unime surgiu com o propósito de oferecer cursos inovadores, condizentes com a necessidade do mercado e alta qualidade de ensino. Para isso, foram realizados estudos e conversas com grandes empresas do ramo de tecnologia. O resultado é a oferta de cursos em áreas com alta demanda de mão de obra qualificada para os próximos anos, segundo rankings e pesquisas de instituições reconhecidas, como LinkedIn, Google e Robert Half Technology.

Currículo atrativo e alta remuneração 

Disponíveis principalmente na modalidade EAD, os cursos contam com uma grade curricular atualizada, que possibilita o aluno a entrar no mercado de trabalho logo no primeiro ano de formação.  Além disso, o Academia Tech conta com cursos livres, preparatórios e complementares com certificação realizados em parceria com grandes empresas de TI, como AWS Academy, AWS Educate, Cisco Academy e Huawei Academy, que somados ao currículo do aluno, o ajudam no tão sonhado emprego na área.

O Academia Tech da Unime quer suprir a demanda atual existente: segundo o Banco Nacional de Empregos (BNE), em levantamento realizado em 2020, o Brasil tinha em torno de 12 mil vagas em aberto para profissionais de tecnologia da informação (TI) em 26 estados. São 4.603 vagas a mais na comparação à oferta de 2019, um crescimento de 63%. Outro chamariz para a escolha dos cursos é a média salarial. Nos cursos oferecidos pelo Academia Tech, a média salarial varia entre R$ 2.190,25 a R$7.701,00, dependendo da área de atuação.   

Os cursos do Academia Tech já estão disponíveis para matrícula, no site academia-tech.unime.edu.br.

Confira abaixo quais são os cursos em alta no mercado e que compõem o Academia Tech da [MARCA]:

• CST em Redes de Computadores - Disponível na modalidade EAD com duração de 5 semestres. Forma profissionais para gerenciar, criar, implantar e manter projetos físicos e lógicos de redes de computadores e outros dispositivos.

• Computação em Nuvem - Disponível na modalidade EAD com duração de 5 semestres.

Forma profissionais para desenvolver projetos em ambientes mistos, ser capaz de realizar análises de migração de serviços em nuvem e garantir a estabilidade e a segurança das plataformas em nuvem. 

• Cibersegurança - Disponível na modalidade EAD com duração de 5 semestres. 

Forma profissionais para identificar vulnerabilidades em diferentes sistemas, buscando soluções e garantindo a segurança de dados da empresa onde irá atuar, de maneira a evitar que o sigilo de seus clientes seja violado. 

• Inteligência de Mercado e Análise de Dados - Disponível na modalidade EAD com duração de 5 semestres. 

Forma profissionais para atuar em empresas de diferentes portes. Em seu dia a dia, usa a mineração e a análise de dados para relatórios ajudando empresas a compilar informações para um embasamento maior em tomadas de decisão estratégicas.

• Ciência de Dados - Disponível na modalidade EAD com duração de 5 semestres.

Forma profissionais para coleta dados não-estruturados e passa para um formato útil para a empresa através de diferentes linguagens e técnicas de machine learning, processamento de linguagem natural e redes neurais. 

• Arquitetura de Dados - Disponível na modalidade EAD com duração de 5 semestres. 

Forma profissionais para desenvolver e arquitetar sistemas distribuídos, combinar diferentes fontes de dados, criar a arquitetura de soluções, preencher bancos de dados analíticos, criar esquemas de tabelas e trabalhar com ferramentas para obtenção de dados em Data Warehouses. 

• DevOps - Disponível na modalidade EAD com duração de 4 semestres.

Forma profissionais que ajudarão na integração das áreas de TI e Negócios para otimizar as entregas e assim elas sejam feitas com qualidade e agilidade. Por isso, o curso é focado no desenvolvimento de softwares de forma ágil, utilizando ferramentas inovadoras para atuar nas áreas de sistemas e infraestrutura, operando em um ciclo integrado de planejamento, desenvolvimento, automação e serviço para obtenção de produtos.

• Dev Back End - Disponível na modalidade EAD com duração de 4 semestres. 

Forma profissionais capazes de dominar diferentes linguagens de programação, com foco no desenvolvimento de modo seguro em servidores e sistemas operacionais, conhecendo também sobre integração de webservices para programar, codificar e testar projetos criados.

• Dev Mobile - Disponível na modalidade EAD  com duração de 4 semestres. 

Forma profissionais capazes de atuar no desenvolvimento de aplicativos ou sistemas para dispositivos móveis, considerando diferentes sistemas operacionais e atuando em todo o projeto de desenvolvimento, desde o planejamento dos recursos do aplicativo até a realização de configuração e testes em apps também para smartphones, tablets, TVs e incluindo o universo de games.

• Dev Web - Disponível na modalidade EAD com duração de 4 semestres.

Forma profissionais para desenvolver Front-End, com capacidade para projetar, desenvolver, testar, implantar, manter e avaliar páginas para sistemas e-commerce, games, sites de Internet e intranets e aplicativos para plataformas móveis para a internet, com foco na experiência do usuário.

• Análise e Desenvolvimento de Sistema - DES – Disponível na modalidade EAD, semi presencial e presencial com duração de 4 semestres

 Forma profissionais para atuar nas áreas de Tecnologia da Informação e Sistemas. O curso é dividido em quatro pilares: Fundamentos, focando em matemática e toda parte de lógica e algoritmos; Técnico, com linguagens e decomposição de problemas; Ferramentas de programação e suas linguagens e Cultura, que foca em práticas ágeis.

• Marketing Digital – Disponível na modalidade EAD e semi presencial com duração de 4 semestres

Forma profissionais para lidar com as ferramentas mais modernas da área.  O curso exige que o estudante tenha algumas características importantes para o curso: ter uma boa comunicação é um bom caminho, mas só isso não basta. É preciso estar sempre atento à comunicação digital, às mídias sociais, além de se interessar por temas voltados para publicidade, propaganda e marketing.  

* Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), 2020.

 

LEIA TAMBÉM:

Começa hoje (19) o toque de recolher em quase todo o estado; veja detalhes

Notícias: Cidade

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar