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Saúde & Bem Estar

Pepino ajuda a hidratar o corpo; veja 5 benefícios e como consumir

por Redação Radar da Bahia no dia 12 de janeiro de 2021 às 13:00
Foto: Reprodução

O pepino é bastante popular no picles e em saladas, por ser um alimento refrescante com sabor suave e marcante. Ele se destaca por ter poucas calorias, bastante água e fibras solúveis em sua composição.

O vegetal também é fonte de vitaminas A, C, K e do complexo B e contém minerais como magnésio, potássio, fósforo, cálcio e manganês, além de antioxidantes.

No Brasil, os tipos mais comuns são o aodai, que é verde-escuro de casca lisa, o caipira, que é mais claro e com estrias brancas, e o japonês, que é verde-escuro brilhante, mais fino e alongado e com saliências na casca. Apesar da variedade, tanto os nutrientes quanto os benefícios são semelhantes.

A seguir, veja detalhes das vantagens do consumo regular do pepino.

1. Ajuda na hidratação

Manter o corpo hidratado é importante para regular a temperatura, além de ajudar a repor nutrientes e minerais. O pepino, por ser um alimento rico em água (cerca de 95% de sua composição), contribui para suprir a quantidade de ideal do líquido no corpo. O vegetal também ajuda a desinchar, já que é diurético, ou seja, ajuda na eliminação de líquidos em excesso pela urina.

2. Aumenta a saciedade

A presença das fibras aumentam a sensação de saciedade. Isso porque elas retardam o esvaziamento gástrico, o que diminui a fome e ajuda indiretamente na perda de peso. Além disso, o pepino é pouco calórico —em 100 g do alimento cru e com casca há 43 kcal.

3. É benéfico para o coração

O pepino contém potássio (153 mg do mineral em 100 g), que auxilia na eliminação do excesso de sódio pela urina. Dessa forma, o vegetal pode diminuir os níveis de pressão arterial, já que grandes quantidades de sódio aumentam a pressão. Uma revisão de 33 estudos publicada em 2013 no periódico BMJ mostrou que o aumento na ingestão de potássio reduziu a pressão de pessoas hipertensas. Nesta mesma pesquisa, os cientistas mostraram que o aumento no consumo desse mineral foi associado a um risco 24% menor de AVC. Além disso, os antioxidantes presentes no alimento como betacaroteno e flavonoides ajudam a combater a inflamação e a proteger a saúde das células, inclusive as cardíacas.

4. Faz bem para os ossos

Por ter vitamina K, o alimento também é benéfico para a saúde dos ossos. Sabe-se que baixos níveis desse nutriente causam osteoporose e o aumento do risco de fraturas. A explicação para isso estaria no fato de que a vitamina também ajuda na metabolização do cálcio nos ossos.

5. Melhora o funcionamento do intestino

O pepino contém fibras, principalmente a pectina, tipo de fibra solúvel, que melhora o trânsito intestinal e diminui a prisão de ventre. As fibras são responsáveis por reter água e aumentar a quantidade do bolo fecal, acelerar o movimento dos músculos intestinais, ao mesmo tempo em que alimentam as bactérias benéficas no intestino. Tudo isso facilita a eliminação das fezes e o bom funcionamento do órgão.

 

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