publicidade

Saúde & Bem Estar

Aprenda como fortalecer as panturrilhas e deixar seu coração saudável

por Redação Radar da Bahia no dia 07 de janeiro de 2021 às 12:20
Foto: Reprodução

A panturrilha tem papel fundamental no nosso organismo, principalmente no processo de circulação sanguínea. Por isso, de acordo com Rodrigo Poli, professor e instrutor de Educação Física do Centro de Qualidade de Vida (CQV) de São Paulo, é importante fortalecer essa musculatura. As informações são do portal Taeq.

Essa região ajuda parte do nosso sangue que já circulou pelo corpo - conhecido como sangue venoso - a voltar para o coração. Depois de circular pelos membros inferiores, elas reconduzem o sangue em direção ao coração, cerca de 100ml a cada minuto,

Rodrigo explicou que a panturrilha ainda é responsável pela postura e equilíbrio. A musculatura da panturrilha, assim como outros músculos das pernas, está constantemente contraída para estabilizar os joelhos, o que nos permite ficar em pé, caminhar, etc. "Ela também atua na estabilização de todo o corpo durante atividades de equilíbrio para suporte de peso", acrescenta o especialista. 

Atividades como musculação e caminhada ou corrida são indicadas para trabalhar e tonificar esses músculos. "Elas são atividades interessantes para o trabalho na panturrilha, pois na passada a musculatura é exercitada, e se você quiser evoluir ou dificultar um pouco o trabalho nessas atividades, basta caminhar ou correr em terreno mais íngreme", orienta Rodrigo. 

O ideal é fazer exercícios regulares, mas em casos de pessoas que optarem por exercícios de força é bom praticar em dias alternados para não forçar a musculatura. O profissional garante que até quem não tem muito tempo para fazer exercícios pode exercitar essa região de casa mesmo. "A pessoa deve se apoiar em algum lugar com as mãos, pode ser a parede ou uma mesa, em seguida manter os pés paralelos e elevar o corpo ficando na ponta dos pés, depois descendo lentamente. É interessante repetir isso 15 vezes em 4 ou 5 series".

LEIA TAMBÉM

Morre aos 89 anos, o músico Genival Lacerda, vítima da Covid-19

Notícias: Saúde & Bem Estar

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar