publicidade

Bahia

Governo estadual promove afundamento do ferry-boat Agenor Gordilho neste sábado (21)

por Redação Radar da Bahia no dia 21 de November de 2020 às 12:50
Foto: Reprodução

O afundamento assistido do ferry-boat Agenor Gordilho e do rebocador Vega acontecerá neste sábado (21), por volta das 11h, nas imediações do Yacht Clube da Bahia, em Salvador.  Com a iniciativa, a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) pretende dinamizar o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos.

As embarcações vão submergir a uma profundidade aproximada de 36 metros. A operação começa às 6h30, com a saída do ferry de Bom Despacho, em Itaparica, para ser conduzido para a área do naufrágio. Por volta das 11h a embarcação já estará  no local, pronta  para a submersão, momento em que as comportas serão abertas e o naufrágio do Agenor Gordilho ocorrerá próximo à maré baixa. Uma hora depois, será a vez do rebocador Vega. 

"O cronograma da operação tem como base a maré e pode ocorrer tanto na alta quanto na baixa, pois a condição ideal é quando cessa a correnteza", explica o engenheiro Fernando Clark, da Engesub Serviços Subaquáticos Eirelli, empresa responsável pelos estudos técnicos para o afundamento  controlado.

Estudos prévios de localização e de impactos ambientais foram realizados. Óleos e combustíveis da embarcação foram removidos para atender às especificações ambientais, assim como peças que oferecessem riscos aos mergulhadores. A previsão é de que em um ano a embarcação esteja repleta de vida marinha. Com 71 metros de comprimento e 19 metros de altura, o Agenor Gordilho fez sua viagem inaugural no Sistema Ferry-Boat no dia 5 de dezembro de 1972. A embarcação realizou a travessia Salvador-Itaparica durante 45 anos, até o final de 2017.

 

LEIA TAMBÉM:

Sem desistir de "nova CPMF", Paulo Guedes vê possibilidade de taxar transações no Pix

Notícias: Bahia

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar