publicidade

Economia

Intenção de consumo das famílias sobe 0,9% em outubro

por Redação Radar da Bahia no dia 27 de October de 2020 às 15:10
Foto: Reprodução

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu ligeiramente em outubro (+0,9%) e subiu a 68,7 pontos. Foi o segundo aumento seguido do índice da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que chegou a acumular cinco quedas consecutivas em agosto.

“A maior satisfação das famílias reforça a evolução gradual, observada nos dados recentes do comércio”, afirmou o presidente da entidade empresarial, José Roberto Tadros. No comparativo anual, houve recuo de 26,4% – a sétima retração seguida nesta base comparativa.

Segundo a confederação, amelhora nos itens que compõem as condições de consumo ajudou a ICF a alcançar o resultado de outubro: o acesso ao crédito teve o segundo aumento seguido (+0,3%), atingindo 81,9 pontos; o nível de consumo atual cresceu 1,2% – também o segundo aumento consecutivo –, chegando a 51,7 pontos.

Em relação ao momento atual, o relacionado à renda foi, novamente, o ponto negativo. O item acumulou a sétima queda seguida (-0,9%) e caiu a 76,3 pontos – renovando o menor patamar da série histórica. “A redução do auxílio emergencial do governo impactou negativamente as famílias, mesmo com a melhora nas percepções em relação ao mercado de trabalho”, afirmou a economista responsável pelo ICF, Catarina Carneiro da Silva.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Petrobras reduz preço da gasolina e do diesel nas refinarias

Notícias: Economia

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar