publicidade

Cidade

Alunos e funcionários de 18 escolas estaduais farão testes da Covid-19 em Salvador

por Redação Radar da Bahia no dia 17 de October de 2020 às 14:20
Foto: Reprodução

Estudantes, professores e funcionários de 18 escolas estaduais localizadas nos bairros Liberdade, Caixa D´Água, Queimadinho, IAPI, Pero Vaz, Pau miúdo, Cidade Nova, Curuzu, Soledade, Barbalho e Nazaré, em Salvador, serão testados para o novo coronavírus. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (16), pelo governador Rui Costa. A testagem será realizada de 21 a 28 de outubro, em 19.617 pessoas, sendo 18.285 estudantes, 859 professores e 473 funcionários, das 8h às 17h.

Os testes serão do tipo RT-PCR e já foram aplicados na comunidade escolar de 28 escolas localizadas no Subúrbio Ferroviário de Salvador e de 21 escolas localizadas no bairro de Cajazeiras e região. No interior, foram aplicados testes rápidos em estudantes, professores e funcionários da rede estadual nas cidades de Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Uruçuca e Jequié.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre mais esta etapa de testagem. “Vamos continuar com esta medida, como parte do protocolo sanitário que estamos desenvolvendo na rede estadual, e avaliando o comportamento da doença na comunidade escolar. Isto respalda a tomada de decisão com relação ao retorno das aulas, mesmo sem uma data definida. Mais do que isto, a ação é de cuidado com os nossos estudantes, professores e servidores e, respectivamente, com suas famílias, que receberão um diagnóstico para acompanhamento pelas autoridades sanitárias, em casa de positivos, e poderão redobrar a vigilância e os cuidados, nos casos negativos”, afirmou.

Cuidados

O coordenador de Projetos para a Educação da Secretaria da Educação, Helder Amorim, disse que todos os protocolos de higiene são adotados para que os procedimentos ocorram com a maior segurança possível. “Todas as unidades escolares são preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos. Também é exigido o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). E todos aqueles que forem fazer o teste devem usar máscara de proteção”, destacou.

Os testes são avaliados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). A ação tem o apoio dos funcionários da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dos preceptores dos cursos de Educação Profissional da rede estadual e de residentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), além dos gestores escolares. A exemplo do que ocorreu nos outros bairros de Salvador, a testagem também será realizada em escolas-polos.

 

LEIA TAMBÉM:

Mano comenta cartões dado pela arbitragem e expulsão: "Fui pelo jogo passado"

Notícias: Cidade

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar