publicidade

Saúde & Bem Estar

Doenças gastrointestinais podem ser prevenidas com alimentação saudável e hidratação

por Redação Radar da Bahia no dia 17 de October de 2020 às 09:30
Foto: Shutterstock

Na passagem do dia Mundial da Alimentação, comemorado na sexta (16), a gastroenterologista do Hospital Brasília Zuleica Barrio destaca a importância de uma dieta balanceada, rica em fibras e líquidos para a boa saúde do sistema gastrointestinal. “Grande parte das doenças gastrointestinais tem relação direta com erros alimentares, tanto o consumo excessivo de alimentos gordurosos industrializados como de carboidratos, presentes nas massas, refrigerantes e doces”, explica.

Distúrbios como gastrite, prisão de ventre, diarreia, intoxicação alimentar e alguns tipos de câncer podem ter relação direta com a má alimentação. De acordo com a médica, essas doenças são, na maioria das vezes, tratadas com a mudança dos hábitos alimentares, introduzindo medicamentos apenas quando a condição é mais grave. “Quando há constipação intestinal, comumente chamada de ‘intestino preso’, é importante o aumento do consumo de água e de alimentos ricos em fibras, como as verduras, legumes e algumas frutas”, recomenda.

Barrio ainda ressalta que a hidratação e alimentação saudável é essencial para a prevenção de qualquer doença gastrointestinal.

 

LEIA TAMBÉM:

Corpo de homem é encontrado dentro de barril na Avenida Jequitaia

Notícias: Saúde & Bem Estar

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar