publicidade

Economia

RECESSÃO! PIB brasileiro cai 12,1% na zona do euro no 2º trimestre de 2020

por Neison Cerqueira no dia 31 de July de 2020 às 12:00
Foto: Agência Brasil

A economia da zona do euro registrou uma queda de 12,1% no PIB brasileiro, no segundo trimestre deste ano e é "de longe" o maior recuo desde o início da série histórica da pesquisa, iniciada em 2015. A informação foi divulgada pela Eurostat, a agência oficial de estatísticas do bloco.

O motivo é devido a pandemia do novo coronavírus. De abril a junho, a pesquisa coloca o bloco econômico em recessão técnica (definida por dois trimestres seguidos de retração). A economia da zona do euro registrou, no primeiro semestre, uma queda de 3,6%, e a da União Europeia, contração de 3,2%.

A pesquisa lembra ainda que os dados são as primeiras estimativas, baseadas em dados ainda incompletos, que poderão passar por revisões. A próxima estimativa está prevista para ser divulgada no dia 14 de agosto.

Em nível comparativo com o ano passando, no mesmo trimestre, o PIB da zona do euro recuou em 15%, enquanto o da União Europeia caiu 14,4%. No primeiro trimestre, as quedas foram de 3,1% e 2,5%, respectivamente, na mesma comparação. "Essas também foram de longe as maiores quedas desde o início da série em 1995", diz a Eurostat.

 

LEIA TAMBÉM:

Carlos Bolsonaro mostra incômodo com críticas de bolsonaristas durante passeio em loja no Rio de Janeiro

 

Notícias: Economia

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar