publicidade

Brasil

Datafolha: 67% têm orgulho de ser brasileiro; outros 29%, vergonha

por Redação Radar da Bahia no dia 01 de June de 2020 às 13:20
Foto: Reprodução

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo mostra que 67% da população tem “mais orgulho do que vergonha” (67%) de ser brasileiro.

Estimulados com a com a mesma pergunta, 29% dizem sentir “mais vergonha do que orgulho”.  Outros 3% não sabem ou deram outras respostas.

O levantamento ouviu 2.069 pessoas nos dias 25 e 26 de maio. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Este número de brasileiros que sentem “mais orgulho do que vergonha” mostra a primeira queda desde que o índice começou a subir, em junho de 2017.

Na época, quando o país era governado por Michel Temer, 50% dos eleitores sentiam “mais orgulho do que vergonha” de serem brasileiros, enquanto 47% relataram sentir “mais vergonha do que orgulho” — outros/não sabem eram 2%.

O Nordeste, onde há expressiva rejeição governo Jair Bolsonaro (sem partido), desponta como a região com maior orgulho do país, 73%.

Empresários são, de longe, os mais otimistas. Nada menos que 80% dizem sentir orgulho do país, além de estarem esperançosos (72%), tranquilos (66%), animados (62%), confiantes no futuro (62%) e seguros (45%).

Como seria algo previsível, a empolgação opõe aqueles que consideram o governo Bolsonaro bom ou ótimo e os que o julgam ruim ou péssimo. Dos primeiros, 80% se dizem orgulhosos do Brasil, enquanto no segundo grupo 44% se dizem com vergonha.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Terapeutas tântricos revelam como ajustaram suas atividades à quarentena

Notícias: Brasil

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar