publicidade

Saúde & Bem Estar

Confira como usar a máscara de proteção corretamente

por Redação Radar da Bahia no dia 29 de maio de 2020 às 11:00
Foto: Divulgação

O uso de máscara é uma determinação do Ministério da Saúde para contribuir com a redução do risco de contaminação pelo novo coronavírus. Desde então, as pessoas vêm adotando o novo acessório ao visual e à rotina. Há máscaras descartáveis e de tecidos, produzidas em casas, com estampas, coloridas ou monocromáticas. O desafio é orientar frequentemente o uso correto do novo equipamento de proteção individual à Covid-19.

Pelas ruas é possível observar pessoas com a máscara no queixo, no pescoço, pendurada na orelha ou folgada no rosto. De acordo com a gerente de Operações Médicas da Vitalmed, Diana Serra, para usar corretamente a máscara, ela precisa cobrir o nariz e a boca totalmente, sem folgas nas laterais. No manuseio, pegar sempre pelo elástico, nunca pelo tecido e nem tocar na frente dela. “Colocar a máscara no rosto ou tirar para descartar ou lavar são atos que precisam ser feitos cuidadosamente e de forma correta para evitar o risco de contaminação”.

A médica lembra ainda sobre a importância de higienizar as mãos ao colocar a máscara e depois de descartá-la. Para descartar, coloque-a dentro de um saco fechado, no lixo comum. O prazo de uso é de, no máximo, duas horas, devendo ser trocada sempre que ficar úmida. “Por isso é preciso que cada pessoa tenha, pelo menos, duas unidades para quando, realmente, for necessário sair de casa”, orienta a doutora Diana.

Sobre a higienização da máscara de pano, a médica diz que deve ser lavada com água e sabão e ficar de molho em solução com água sanitária na proporção de 10ml ou uma colher de sobremesa para meio-litro de água, por 15 minutos. 

Uso correto de máscara

- Nariz tem que estar totalmente coberto;

 

- Queixo não pode ficar de fora;

 

- Precisa estar justa ao rosto, sem folgas, principalmente nas laterais;

 

- Não usar no queixo ou no pescoço;

 

- Não tocar na parte da frente; 

 

- Retirar pelos elásticos;

 

- Descartar na lixeira comum dentro de um saco fechado.

Notícias: Saúde & Bem Estar

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar