publicidade

Saúde & Bem Estar

Leptospirose não tem vacina e se não tratada pode levar a morte

por Antonio Neto no dia 12 de February de 2020 às 12:10
Foto: Reprodução

As chuvas trazem transtornos para a rotina, trânsito, prejuízos, mas também ameaçam a nossa saúde. Uma das doenças das enchentes é a leptospirose, transmitida pelo rato e que pode matar.

A leptospira é uma bactéria que tem muitos animais como hospedeiros. Eles eliminam a bactéria através da urina. Em enchentes, as pessoas ficam mais sujeitas ao contato com a bactéria, porque a água do esgoto se mistura com a da chuva. A contaminação acontece pelo contato com a pele.

“A doença pode acontecer de um dia até 30 dias depois do contato. Quem entrou em contato com a enchente, desprotegido, se apresentar um quadro clínico de febre e outros sintomas em até um mês, precisa lembrar de avisar o médico que entrou em contato com a água da enchente”, alerta a infectologista Rosana Richtmann.

A contaminação acontece através do contato com a pele e mucosas. Toda limpeza deve ser feita com proteção. É importante proteger as mãos com uma luva grossa e os pés com galochas. Quem não tiver, pode usar um saco de lixo grosso amarrado nas mãos e pés.

Para limpar a casa, use água sanitária (dois copos tipo americano) para cada 20 litros de água. Lave pisos, paredes e bancadas. Descarte todos os alimentos que entraram em contato com a água da enchente, inclusive os fechados. Lave as roupas e os moveis com água e sabão. Tábua de madeira, chupeta, mamadeira, ração e medicamentos também devem ser descartados.

Os sintomas são parecidos com os de outras doenças. Por isso, é importante avisar que entrou em contato com água de enchente. Na fase inicial, entre os sintomas estão febre alta, náusea e enjoo, dor muscular (principalmente na panturrilha) e icterícia. Na fase mais grave, a pessoa apresenta hemorragia, sangramento pulmonar e insuficiência renal. O tratamento é feito com antibiótico.

O diagnóstico é feito com exame de sangue. Já o tratamento é feito com antibiótico simples, como penicilina. Sem tratamento, a leptospirose pode causar danos renais e hepáticos e até mesmo a morte.

 

LEIA TAMBÉM:

Fazendeiro que ajuda miliciano morto na Bahia paga fiança e deixa cadeia em Esplanada

Notícias: Saúde & Bem Estar

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar