publicidade

Mundo

Bilionários do mundo têm mais riqueza do que 4,6 bilhões de pessoas

por Daniel Serrano no dia 20 de January de 2020 às 10:50
Foto: Reprodução

Os 2.153 bilionários do mundo detêm mais riqueza do que 4,6 bilhões de pessoas, que correspondem a aproximadamente 60% da população mundial. Os dados são do novo relatório da organização não governamental Oxfam, “Tempo de Cuidar – O trabalho de cuidado mal remunerado e não pago e a crise global da desigualdade”, divulgado no último domingo (19), às vésperas do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Segundo o estudo, a desigualdade global atingiu níveis recordes. Na última década, o número de bilionários dobrou. De acordo com o levantamento, o 1% mais rico do mundo tem mais que o dobro da riqueza de 6,9 bilhões de pessoas.

O relatório ainda aponta que essa grande desigualdade está baseada em boa medida em um sistema que não valoriza o trabalho de mulheres e meninas, principalmente das que estão na base da pirâmide econômica. Segundo a organização, no mundo, os homens detêm 50% a mais de riqueza do que as mulheres.

De acordo com a Oxfam, o valor monetário global do trabalho de cuidado não remunerado prestado por mulheres a partir dos 15 anos é de US$ 10,8 trilhões por ano, três vezes maior que o estimado para o setor de tecnologia do mundo. Ainda segundo a organização, as mulheres fazem mais de 75% de todo trabalho de cuidado não remunerado do mundo.

A Oxfam recomenda que os governos precisam investir em sistemas nacionais de prestação de cuidados para solucionar a questão da responsabilidade desproporcional pelo trabalho de cuidado feito por mulheres e meninas.

 

 

LEIA TAMBÉM: MAMATA? Agência cliente da empresa do chefe da Secom vira nº 1 em receber publicidade do governo

Notícias: Mundo

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar