publicidade

Brasil

TENSO! Barragem em Minas Gerais entra em nível 1 de emergência

por Isabela Rocha no dia 02 de December de 2019 às 19:50
Foto: Divulgação / Vale

As operações na Barragem Laranjeiras, em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central de Minas Gerais, entrou em nível 1 de emergência. A estrutura faz parte do complexo da Mina de Brucutu, que pertence à Vale. Ela é a maior de Minas Gerais.

De acordo com o G1, ao todo, 20 barragens estão em estado de alerta em Minas Gerais, diz Defesa Civil. A Vale não informou quais seriam os problemas que causaram a interrupção do lançamento de rejeitos na Barragem Laranjeiras.

Segundo o G1, a mina representa 9% da produção nacional da mineradora. A Vale informou que a operação a úmido é aquela que utiliza água no processamento do minério de ferro e, consequentemente, gera rejeito que é disposto em barragem.

A Justiça paralisou a Barragem Laranjeiras em fevereiro junto com outras sete após ação civil pública movida pelo Ministério Público, que corre em segredo de Justiça. A mineradora conseguiu voltar a operar, mas houve nova suspensão no dia 6 de maio.

No mês de junho, a prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo alegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que a paralisação de qualquer estrutura que impossibilite a operação da mina afeta diretamente a economia da cidade e a Vale conseguiu o direito de retomar as atividades.

 

LEIA TAMBÉM:

Carro capota e cai em vala após perseguição policial na Avenida Gal Costa

Notícias: Brasil

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar