publicidade

Bahia

Pesquisadores baianos estudam efeito do óleo em corais

por Redação Radar da Bahia no dia 08 de November de 2019 às 14:52
Foto:

Um grupo de pesquisadores do projeto Coral Vivo da cidade de Porto Seguro, estudam como o óleo que atingiu o litoral nordestino, impacta nos corais.  O primeiro experimento feito no laboratório da base da praia do projeto, consistiu em colocar pólitos, que são pequenos pedaços de corais vivos, dentro de um aquário com água do mar.

 Uma parte dos corais foi submetida a uma camada gordurosa do óleo transparente. A outra foi misturada com um petróleo cru, que foi recolhido em Salvador. O resultado do experimento apresentou que o coral que estava no aquário que tinha a camada gordurosa morreu em 10 dias, já os restantes que ficaram misturados com o óleo, por 24 horas, morreram em dois dias.

Após a chegada das manchas de óleo na região do sul da Bahia, os pesquisadores resolveram fazer um segundo experimento. O primeiro passo foi misturar os corais com os óleos retirados na praia de Mucugê, que fica em Porto Seguro.  O resultado da pesquisa mostrou que os corais reagiram positivamente quando foram colocados em contatos com o óleo, produzindo um muco capaz de expulsar a substância, deixando os pesquisadores confiantes de que os corais serão importantes para limpeza das regiões afetadas.

 

LEIA TAMBÉM:

Motorista de aplicativo desaparece após sair para fazer corrida em Vitória da Conquista

Notícias: Bahia

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar