publicidade

Economia

Vendas do comércio registram alta de 1% em julho, diz IBGE

por Daniel Serrano no dia 11 de September de 2019 às 11:00
Foto: Eduardo Peret / Agência IBGE Notícias

As vendas do comércio varejista cresceram 1% na comparação com o mês anterior e uma alta de 4,3% em relação julho do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta é a terceira alta seguida, melhor resultado desde novembro do ano passado (3,2%) e o resultado para o mês de julho desde 2013, quando o crescimento comparado com o mês imediatamente anterior foi de 2,7%.

No acumulado do ano, a alta chega a 1,2%. Em 12 meses, o crescimento nas vendas do varejo é de 1,6%, o que representa um ganho de ritmo ante junho (1,2%) e frente aos meses anteriores.

De acordo com o IBGE, sete das oito atividades pesquisadas registraram crescimento em julho. O destaque fica com "hipermercados" (1,3%), "outros artigos de uso pessoal e doméstico" (2,2%), que incluem as vendas online e as lojas de departamentos, e "móveis e eletrodomésticos" (1,6%).

Para o comércio, a liberação dos saques das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo PIS-Pasep poderá acelerar o consumo nos últimos meses desse ano.

De acordo com a última pesquisa Focus do Banco Central, a estimativa de alta do PIB deste ano permanece em 0,87%. Já para o governo, o crescimento será de 0,85% em 2019.

 

LEIA TAMBÉM: Jucuruçu: suspeito de matar namorada de 19 anos é preso três meses após crime

Notícias: Economia

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar