publicidade

Entretenimento

Apresentador de afiliada ao SBT faz comentário racista ao vivo

por Isabela Rocha no dia 10 de July de 2019 às 17:20
Foto: Divulgação

No vídeo que está cirulando, ao se comunicar com Martins, ao vivo, Gusman faz o comentário: "O nome do cara é Montenegro, se ele fosse do bem, ele ia chamar Montebranco". A produção ainda fez um efeito sonoro que remetia a fala do apresentador a uma piada.

Logo após o comentário, ele completou. "Este é o Alterosa Alerta, é Minas Gerais respondendo... Não é aquele homem, aquele demônio do Ibope, não. É respondendo na tela da televisão. O Ibope do demônio", disse o site mineiro BHAZ. Pouco depois, Gusman tenta consertar a fala. "Não é de cor não, gente. É escuro, escuridão. Céu branco, inferno negro. Ih...vocês também são muito, né?!".

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) divulgou afirmou que "considera grave e inaceitável a ofensa de conotação racial veiculada em programa da TV Alterosa" e que espera ver o caso apurado. O órgão reforça que que o jornalismo tem, entre outras finalidades, promover a cidadania e os direitos humanos". 

Ainda conforme o comunicado, o preconceito racial é presente nos meios de comunicação, como reflexo das profundas injustiças e desigualdades do país. "Não bastasse o jornalismo brasileiro contar com uma porcentagem ínfima de negros e negras como repórteres, editores, diretores, produtores, a população negra, maioria numérica do Brasil, é frequentemente pautada como notícia apenas a partir do sensacionalismo policialesco e punitivo dos programas policiais, dos olhares estereotipados ou ofensivos, de injúrias veladas ou escancaradas como a deste episódio".

 

LEIA TAMBÉM:

Medalhista olímpico de natação salva homem de afogamento na Itália

Notícias: Entretenimento

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar