publicidade

Economia

CADÊ A CRISE? Congresso pode dobrar valor do fundo partidário para 2020; sugestão é de deputado baiano

por Paulo Araújo no dia 10 de July de 2019 às 14:50
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Congresso Nacional pode aprovar um valor maior que o dobro do fundo partidário atual para 2020. A informação é do G1.

A previsão é que, caso seja aprovada a proposta, os partidos terão R$ 3,7 bilhões para gastar nas eleições municipais de 2020, contra R$ 1,7 bilhão do recurso disponível em 2018.

A mudança nos valores foi proposta pelo relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias que tramita na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, deputado Cacá Leão (PP-BA).

"São 5.700 municípios. São inúmeros candidatos a vereador e municípios grandes, como a Prefeitura de São Paulo, que é maior que muitos estados, do Rio de Janeiro, de Salvador, de Fortaleza. Então, esse é o argumento que ele deu", afirmou o presidente da Comissão Mista do Orçamento, Marcelo Castro (MDB-PI), sobre a justificativa de Cacá Leão para propor o aumento do fundo partidário.

A proposta de Leão, contudo, não é de aprovação unânime.  "O momento é inadequado. Estamos discutindo tantas reformas, reformas importantes para o país, alguns favoráveis, outros contrários. Mas ao se discutir reformas é que se demonstra a necessidade de recuperação econômica. Gastar tanto dinheiro com eleições é um prejuízo que vai fazer muita falta a outros setores do país", disse o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

Cacá Leão afirmou em nota que o aumento do fundo partidário é uma solicitação da maioria dos partidos e que o aumento dos recursos não afetarão outras áreas do orçamento público, já que o dinheiro será remanejado das bancadas estaduais.

 

LEIA MAIS:

Morre segunda vítima de acidente entre carro e moto em Bom Jesus da Lapa

 

Notícias: Economia

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar