publicidade

Saúde & Bem Estar

BOA NOTÍCIA! Número de fumantes no Brasil cai, afirma pesquisa

por Paulo Araújo no dia 31 de May de 2019 às 10:02
Foto: Agência Brasil

O número de fumantes no Brasil caiu para 10,1% da população em 2017. A informação foi dada pela secretária executiva da Convenção Nacional para a implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tânia Cavalcante. A informação é da Agência Brasil.

Os dados foram divulgados no Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta sexta-feira (31). A convenção é o primeiro tratado internacional para enfrentar a epidemia do cigarro no mundo.

No Brasil, 15,7% da população fumava em 2006, enquanto que 10,1% fumavam em 2017, segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). “O Brasil é um dos países que teve queda mais significativa na prevalência de fumantes. O último dado Vigitel de 2017 -  ainda não foi lançado o de 2018 - mostra que a proporção de fumantes no Brasil era de 10% na população acima de 18 anos, o que é equivalente a 15 milhões ou 16 milhões de pessoas”, disse Tânia.

Tânia disse também que a medida tomada pelo Governo Federal de aumentar os impostos sobre o tabaco, interferiu no consumo do cigarro entre a população de baixa renda e os mais jovens.“Aqui no Brasil se comprova o que as pesquisas do Banco Mundial já mostravam, que essa é uma das medidas mais efetivas para reduzir o tabagismo, especialmente entre os jovens, na prevenção da iniciação e nas populações com menor renda e escolaridade. A convenção agrega valores ao que já vinha sendo feito no Brasil desde meados da década de 90”, afirmou. Pelo menos 80% dos fumantes começaram a fumar antes dos 18 anos. Entre essa faixa de idade, a proporção de quem fuma caiu de 24% em 2009, para 19% em 2015.

 

LEIA MAIS:

Batida entre carro, ônibus e duas motos deixa quatro feridos na BA-528

Notícias: Saúde & Bem Estar

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar