publicidade

Cidade

OUTONO À VISTA: chuva se antecipa e surpreende soteropolitanos, mas calor ainda deve continuar

por Isabela Rocha no dia 15 de March de 2019 às 08:23
Foto: Reprodução

A estação mais chuvosa para Salvador, o outono começa na próxima semana, mas nesta quinta-feira (14), os soteropolitanos tiveram uma prévia da chuva. Os bairros de Monte Serrat e Pituaçu, por exemplo, acumularam 24,9 e 19 mm de chuva, respectivamente, em 24 horas. Muito mais do que choveu em fevereiro inteiro. No ápice do calor, foi 1,55 mm de chuva em 28 dias.

As chuvas de março não viraram música à toa. É o mês em que começa o outono, estação em que mais se eleva a quantidade de chuva por aqui. “Está tudo dentro da normalidade. É um período de transição para o outono, que concentra a maior quantidade de chuvas e as chuvas mais volumosas em pouco tempo”, explicou a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria. 

Segundo ela, no entanto, os dias com cara de Verão, ainda duram um pouco mais, antes de darem lugar ao tempo nublado e chuvoso, característico do outono, que começa no próximo dia 20 e vai até o 21 de junho. 

Entre março e junho, Salvador deverá ter as chuvas mais significativas do ano. Geralmente, elas começam a aumentar na segunda quinzena de março e seguem até o meio do ano. Em média, a quantidade de chuva acumulada entre no período varia de 156,8 mm a 295,7 mm. 

As chuvas nesse período, podem ser provocadas por diversos fenômenos meteorológicos, como  frentes frias e a própria umidade do ar. Foi o que aconteceu nesta quinta-feira (14). “Por conta do calor associado ao Verão, e como aqui no litoral houve um número maior de dias sem chuva, uma umidade natural que vem do Oceano Atlântico encontrou com o calor gerando essas chuvas”, explicou Diva Cordeiro, meteorologista do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

 

LEIA TAMBÉM:

PREOCUPANTE! Moradores de Maragogipe estão há 30 dias sem água

 

Notícias: Cidade

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar