publicidade

Saúde & Bem Estar

ATENÇÃO MULHERES! Câncer do colo do útero é a 4ª causa de mortes entre brasileiras

por Débora Oliveira no dia 09 de January de 2019 às 17:59
Foto: Reprodução

De acordo com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), o câncer de colo de útero é o terceiro tumor feminino mais frequente entre os cânceres e a quarta causa de morte por câncer no Brasil. 

Dados tão alarmantes devem-se especialmente à região Norte do país, que apresenta números semelhantes aos da África. Na cidade de Manaus, o índice aponta que são 30 casos avançados com baixo nível de chances de cura em 100 mil mulheres. 

Segundo o oncologista Helio Pinczowski, do Hemomed Instituto de Oncologia e Hematologia, maior centro privado de atendimento ao câncer no país, com 10 mil atendimentos/mês, trata-se de uma doença que poderia ser prevenida de forma eficaz porque ela se desenvolve depois de muitos anos, com infecção persistente. “É possível detectá-la antes e evitar que se transforme em câncer”, enfatiza o médico.

Segundo o Icesp, 76,8% dos casos têm diagnóstico em estágios avançados, ou seja, com menores chances de cura e de sobrevivência.

 “A prevenção primária do câncer deve ser feita com o uso de camisinha nas relações sexuais. Mas a prevenção mais efetiva está na vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Infelizmente, essas vacinas têm tido baixa adesão da população e as campanhas não obtiveram o índice de cobertura esperado pelo Ministério da Saúde”, explica o oncologista do Hemomed

A vacinação e a realização do exame preventivo Papanicolau se complementam como ações de prevenção contra esse tipo de câncer.

 

LEIA MAIS

Homem com tornozoleira eletrônica pula de viatura em movimento e é atropelado em Cuiabá

 

Notícias: Saúde & Bem Estar

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar