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Saúde & Bem Estar

CUIDADO! Malhar em excesso pode provocar lesões

por Paulo Araújo no dia 26 de October de 2018 às 10:47
Foto: Reprodução

A cultura do corpo perfeito faz parte do cotidiano brasileiro. Todos os dias a televisão, e a mídia em geral, ostenta corpos que são objetos de desejo e espelhos do ideal.

É importante ressaltar que além do ganho estético, o exercício físico promove o bem-estar cardiorrespiratório e previne doenças emocionais.

Porém, o excesso na carga da malhação pode ocasionar ou agravar lesões nas articulações, como artrose.

“É importante ressaltar que as atividades físicas são fundamentais para a nossa saúde, mas precisam ser feitas sob supervisão de um profissional capacitado, que vai orientar sobre a frequência de treinos e a execução correta de cada exercício. Isso vale para quem está começando a se exercitar e também para os ‘atletas’ mais experientes, que costumam se exceder. Ao começar uma atividade física aeróbica - tais como corrida, ciclismo, patinação - é interessante também reservar um tempo de treino para fortalecimento muscular global e específico, de acordo com o esporte”, afirmou o ortopedista Vitor Trazzi.

Atividades mais intensas como o crossfit, podem provocar lesões nos quadris e joelhos, que são as maiores articulações do corpo.

“A articulação do quadril, bem como todo o membro inferior, é solicitada na execução de praticamente todas as atividades esportivas, desde uma simples caminhada, levantamento de peso, futebol, tênis, caratê, até nos movimentos mais extremos da ginástica artística. Muitas vezes, os pacientes procuram o ortopedista de quadril por confundirem sintomas lombares com sintomas do quadril. Isso se deve à distribuição dos receptores sensitivos da região lombar e glútea, que se sobrepõem. A diferenciação é possível a partir de uma boa avaliação médica, exame clínico e, quando indicado, exames complementares”, continuou Trazzi.

O especialista, contudo, alerta que o medo de lesões não deve desencorajar pessoas a praticar atividades físicas. “A realização de atividades físicas sob supervisão, com a execução correta dos movimentos, sem sobrecarga – tanto no número de repetições em cada série quanto na carga utilizada – ajuda na prevenção de doenças das articulações e da musculatura, além de todos os outros benefícios decorrentes de atividades físicas. Os exercícios de fortalecimento também previnem e ajudam a controlar a osteopenia e a osteoporose; controlam o processo degenerativo muscular e fortalecem os membros inferiores. Nos idosos, auxiliam na prevenção de quedas e, consequentemente, de fraturas, possibilitando maior independência funcional para essa população cada vez mais numerosa no país”, afirmou Trazzi.

O médico afirma que a dor deve ser respeitada. “Realizando um treino adequado, com bom senso, com um bom preparo muscular, prestando atenção na postura no dia a dia e, principalmente, evitando excessos nos exercícios, é possível prevenir lesões nas articulações e na coluna lombar e cervical, além de evitar o agravamento de problemas já existentes. Ao menor sinal de sintomas, procure logo um especialista, para obter um diagnóstico preciso, ter orientações, tratamento e acompanhamento especializado”, concluiu.

Confira dicas para uma boa atividade física:

1. Escolha um tênis apropriado (os amortecedores diminuem o impacto nas articulações que sustentam a carga nos membros inferiores);

2. Bicicletas com tamanho adequado para cada estatura, permitindo melhor postura do ciclista na bicicleta e melhor desempenho com menor sobrecarga muscular e articular;

3. Durante o exercício, mantenha o tronco equilibrado e sem rotação;

4. Controle a intensidade, duração e frequência da atividade física;

5. Intercale os treinos mais intensos com outros de menor sobrecarga (intensidade), além de realizar atividades que permitam o equilíbrio muscular de diferentes regiões – e não apenas as voltadas diretamente à modalidade praticada;

6. Realize atividades de aquecimento muscular e promova diminuição progressiva da intensidade, no final dos exercícios.

 

Com informações do Notícias ao Minuto

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