publicidade

Economia

Exportações baianas caem 4,9% em setembro

por Débora Oliveira no dia 10 de outubro de 2018 às 12:00
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (10), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apontou que as exportações baianas alcançaram US$ 728,7 milhões em setembro, o que representa um recuo de 4,9% na comparação com igual mês de 2017.

Os dados continuam mostrando uma desaceleração nos embarques desde julho, mesmo o resultado sendo o terceiro maior após a greve dos caminhoneiros. Já as importações cresceram pelo terceiro mês consecutivo, alcançando em setembro US$ 714,1 milhões, 34,9% acima do mesmo mês do ano passado.

De acordo com o SEI, a queda nas exportações é motivada pela redução do volume embarcado, que no bimestre agosto/setembro apresentou redução de 11,2% em relação ao mesmo período em 2017, que tem como motivação a intensificação da crise argentina sobre as vendas de veículos, a redução nas vendas de algodão, celulose e cobre para a China.

Puxadas pelas compras de combustíveis, as importações em setembro subiram 214,6% sobre o mesmo mês do ano anterior, principalmente pela compra de gás e nafta. Também cresceram as importações de bens intermediários em 37%. 

O crescimento das compras externas pelo terceiro mês consecutivo, já permite traçar uma tendência de recuperação e pode ser um indicativo de retomada da atividade econômica local e um alinhamento ao que já ocorre em âmbito nacional.

LEIA MAIS

Juíza de Feira de Santana é intimada a dar explicações sobre suposto posicionamento político

Notícias: Economia

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar