publicidade

Saúde & Bem Estar

Nova vacina contra câncer tem sucesso contra vários tipos de tumores

por Débora Oliveira no dia 02 de October de 2018 às 15:37
Foto: Reprodução

Em processo experimental, uma vacina contra o câncer está mostrando resultados promissores em pacientes com vários tipos de tumores. A vacina, que usa a imunoterapia, é capaz de ensinar o sistema imunológico a “ver” as células malignas e matá-las.

De acordo com os estudiosos, a vacina parou o crescimento dos tumores HER2 em 54% dos pacientes em um pequeno teste de laboratório e conseguiu erradicar o câncer de ovário de uma mulher que teve a doença por 18 meses.

O método envolve a extração de células imunes de um paciente, alteração em laboratório para que elas possam “enxergar” uma proteína comum a muitos cânceres chamada HER2 e, em seguida, ela é reinjetada nas células.

Os pacientes receberam uma dose a cada quatro semanas nas primeiras três doses, depois as duas últimas doses com oito semanas de intervalo.

O HER2 “impulsiona o crescimento de vários tipos de câncer”, incluindo cânceres de mama, ovário, pulmão e colo-retal, explicou o Prof. Berzofsky.

Uma abordagem similar de tirar as células do sistema imunológico dos pacientes e ensiná-las a atacar as células cancerígenas funcionou no tratamento de um tipo de leucemia.

O professor Jay Berzofsky, do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, em Bethesda, Maryland, disse:

“Nossos resultados sugerem que temos uma vacina muito promissora”.

LEIA MAIS

COPA SUL-AMERICANA: Bahia finaliza preparação para partida contra o Botafogo no RJ

Notícias: Saúde & Bem Estar

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar