publicidade

Política

NOVO COMANDO! Ministro Dias Toffoli assume a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF)

por Neison Cerqueira no dia 13 de setembro de 2018 às 20:40
Foto: Agência Brasil/CNJ

Nesta quinta-feira (13) o ministro Dias Toffoli assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes dele, a Corte era presidida pela ministra Cármen Lúcia. Em seu discurso de posse, Toffoli defendeu a harmonia e o respeito mútuo entre os poderes, acrescentando que o Judiciário não é "mais nem menos" que os demais. 

"Não somos mais nem menos que os outros poderes. Com eles e ao lado deles, harmoniosamente, servimos ao povo e à nação brasileira. Por isso, nós, juízes, precisamos ter prudência", afirmou o ministro. Ele comandará o STF pelos próximos dois anos, acumulando também o cargo de presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro Luiz Fux tomou posse como vice-presidente.

Durante seu discurso, Toffoli afirmou que o Supremo é um órgão "moderador dos conflitos políticos, sociais e econômicos". Ele aproveitou o momento para expor sua opinião sobre o atual momento do país. "Não estamos em crise, estamos em transformação", disse. Toffoli disse ainda que "o líder atual é o melhor articulador das diferenças, e não o guia de um caminho único". "O poder tem sua função na pluralidade. O poder que não é plural é violência!", disse.

Para o ministro, os tribunais também devem ser plurais, compostos por juízes com concepções de mundo e direito diversas. "Em um colegiado não existem vencedores e vencidos nem vitórias nem derrotas. Existe o plural. Existe o outro, que sou eu também", finalizou.

 

LEIA TAMBÉM: 

Justiça Eleitoral determina e Rui Costa (PT) perde mais de 1 minuto de TV por invasão de tempo

Notícias: Política

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar