publicidade

Mundo

Trump autoriza dobrar tarifa sobre metais da Turquia e agrava crise

por Mateus Carmo no dia 10 de August de 2018 às 15:16
Foto: DR

Nesta  sexta-feira (10), o presidente americano, Donald Trump, anunciou a autorização para que o Departamento de Comércio dobrasse as tarifas sobre aço e alumínio da Turquia, medida que agravou a crise cambial vivida pela lira turca.

Durante o anúncio o americano disse que autorizou que a tarifa sobre o alumínio importado da Turquia passasse a ser de 20%, e a do aço, de 50%. "Nossas relações com a Turquia não estão boas neste momento", afirmou o presidente americano.

As medidas ainda não foram confirmadas pelo Departamento de Comércio americano. Entretanto, após as declarações, a lira turca, que caía mais de 10%, intensificou a queda. 

A moeda vem sofrendo fortes desvalorizações nos últimos meses em meio a uma crise econômica e institucional enfrentada pelo país. O presidente Recep Tayyip Erdogan tem confrontado o banco central turco, colocando em xeque a autonomia da autoridade monetária para conduzir a política monetária do país.

De acordo com a imprensa o americana  o anúncio de Trump foi uma resposta a um apelo de Erdogan para que a população parasse de converter lira turca em dólar e outras moedas estrangeiras, em meio à forte desvalorização da divisa.

Notícias: Mundo

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar