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Saúde & Bem Estar

LONGEVIDADE! Confira 10 dicas para ter uma velhice saudável

por Lucas Salles no dia 31 de julho de 2018 às 10:00
Foto: Reprodução

A expectativa de vida dos brasileiros vem crescendo a cada pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atualmente, a longevidade dos brasileiros alcança os 81 anos. Conforme resultados, a comunidade de pessoas idosas irá triplicar nas próximas duas décadas. A mudança, no entanto, se deve a vitalidade com que nossos familiares e amigos ultrapassam a barreira dos 60. 

Mas quais as dicas para que tenhamos toda essa velhice e saudável? Confira as 10 dicas segundo o Ministério da Saúde:

1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e três lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2. Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas); tubérculos, como a batata; raízes, como mandioca, macaxeira e aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.

3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Você pode consumi-los, no máximo, duas vezes por semana.

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

9. Beba pelo menos dois litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo

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