publicidade

Saúde & Bem Estar

CUIDADOS NO FRIO: fisioterapeuta dá dicas de como manter a pele saudável no inverno

por Jones Araújo no dia 19 de julho de 2018 às 15:19
Foto: reprodução Elisa Marchesini

O inverno é a estação mais fria do ano, nessa temporada a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. O vento, tempo seco, aumento da concentração de poluentes no ar e também abuso da água quente, acabam tornando tanto a pele do rosto quanto a do corpo mais ressecada, com surgimento de descamação, vermelhidão e até mesmo dermatites. 

Em entrevista exclusiva para a equipe de reportagem do Radar da Bahia, a fisioterapeuta especializada em Dermato-Funcional, Elisa Marchesini passou dicas para evitar os problemas causados no inverno. Segundo a especialista é preciso ter alguns cuidados, como beber muita água, de acordo com o peso que a pessoa tem, saber o filtro solar que está aplicando na pele, se ele realmente tem o fator que protege e usar todos os dias. Aplicar cremes de hidratação indicados pelo profissional da área de saúde, evitar banho quente, usar hidratantes labiais e óleos corporais.

"O filtro solar tem que ser usado inclusive no inverno, porque temos radiação o tempo todo. Ela queima, a aplicação deve ser repassada durante o dia", afirma. Elisa também conta sobre os rituais de cuidados com a pele que não podem ser esquecidos, "é preciso saber retirar a sujeira da pele, como a poeira, maquiagem. Limpar adequadamente para que ela possa ficar sem resíduos e utilizar os produtos indicados por um profissional para a manutenção do tecido", orienta.

Elisa afirma que outra parte do corpo que precisa de cuidados são os lábios, por ser uma mucosa muito fina, "deve ser esfoliado uma vez por semana com esfoliante leve e hidratados com ativos como manteiga de karitê". Já o uso de hidratantes corporais devem ser voltados para o tipo de pele que a pessoa tem, essa avaliação é feita por um profissional.

A fisioterapeuta que atua na área de estética desde 2004, atende na Clínica Elisa Marchesini, ela ressaltou que outros problemas que uma pele mal cuidada pode desenvolver no inverno, é o surgimento de fissuras, que podem ser cuidadas através da fisioterapia. Segundo Elisa os procedimentos fazem uma reabilitação da pele com hidratação e revitalização. Além de melhorar o tecido, devolver os nutrientes e a água perdida. "Uma pele hidratada é uma pele sadia, evita rugas, rachaduras e doenças. Quando envelhecemos a água vem sendo perdida e é por isso que é importante ter cuidados", finaliza.

 

Alguns cuidados caseiros:

Beba muita água.

Use filtro solar.

Abuse dos cremes de hidratação.

Evite banho muito quente.

Recorra aos hidratantes labiais em caso de lábios rachados.

Use óleos corporais, eles também hidratam bastante.

 

Cuidados para quem tem barba:

Para os barbudos, o ressecamento da região onde cresce os pelos é um dos principais problemas responsáveis por gerar coceiras, caspa, alergias e também deixar os fios fracos. Por isso é muito importante limpar a pele e hidratar duas vezes ao dia, com balm e óleos que estimulem o fortalecimento. Veja abaixo outros cuidados: 

 

Esfoliação:

A esfoliação na área da barba é recomendada para remover células mortas e garantir a prevenção de pelos encravados. 

 Limpeza:

Os mesmos cuidados que temos com nosso cabelo, devemos também ter com os nossos pelos faciais. Na limpeza use shampoos específicos para a barba ou até mesmo um neutro, como os de criança. Evite usar água muito quente, porque o calor provoca uma remoção da oleosidade natural do tecido de forma mais intensa, tornando-a seca, irritada e escamosa. O recomendado é banho morno ou frio.

Secar bastante a barba:

Deixar a barba úmida pode resultar numa pele seca, com fios ressecados e quebradiços. Quando terminar de lavar o rosto ou até mesmo na saída do banho, aperte os fios da barba para remover o excesso de água em seguida passe a toalha. Se você tiver a barba longa, pode secar com o secador de cabelo no modo frio enquanto passa os dedos na região.

 

Leia também:

Governo paga salário de mais de R$ 20 mil na EBC, diz coluna

Notícias: Saúde & Bem Estar

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar