publicidade

Cidade

DOMINGO: Olodum anima torcedores em estréia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia

por Jones Araújo no dia 14 de June de 2018 às 12:49
Foto: reprodução

A festa está garantida na estreia da seleção brasileira contra a Suíça, que acontece nesse domingo (17). As batidas do Olodum vão embalar os torcedores, elas poderão ser ouvidas a partir das 13h, numa espécie de "esquenta" dos torcedores para a partida que está marcada para as 15h.

O público vai poder apreciar além das coreografias e sucessos de um dos maiores grupos da música baiana, como também as canções: "Samba Futebol e Alegria, que retrata três paixões brasileiras e será um verdadeiro grito de guerra. Interpretada por Mateus Vidal, a música foi composta por Juka Maneiro, Sandoval, Roberto Cruz, além de Mateus.

"A expectativa é transmitir as boas energias dos tambores para que a seleção brasileira possa trazer o hexa", ressalta o cantor Mateus Vidal. O Olodum que é conhecido nacional e internacionalmente,  tem suas raízes fincadas no Pelourinho, coração do Centro Histórico de Salvador.

Já na sexta-feira (22), quando o Brasil enfrenta a Costa Rica, às 9 horas, os tambores do Olodum começam a esquentar o público as 6 h. Na quarta-feira (27), a concentração acontece às 13h no Largo do Pelourinho, a seleção brasileira enfrenta a Sérvia. 

 

Histórico do Olodum na Copa do Mundo  

Desde 1990 que o Olodum é companheiro ativo da Seleção Brasileira de Futebol em Copas do Mundo da FIFA. Antes do torneio sediado na Itália, o grupo foi convidado pela entidade maior do futebol mundial para um show Lausane, na Suíça, em comemoração aos 90 da Federação. Nos torneios seguintes, em 1994 nos Estados Unidos e em 1998 na França, os tambores mundialmente conhecidos também estiveram presentes e ajudaram o Brasil na conquista do título e do vice-campeonato respectivamente.

Já em 2002, com a Copa sediada na Coréia do Sul e no Japão, e em 2006 na Alemanha, a Torcida Brasil Olodum ganhou repercussão nacional e mundial com links ao vivo da TV Globo durante a transmissão dos jogos para o Pelourinho, onde cerca de 10 mil pessoas acompanharam as partidas ao som do Olodum.

Para a Copa no Brasil, a participação do grupo iniciou em 2009, quando a Escola Olodum recepcionou a delegação da FIFA no aeroporto de Salvador no dia do anúncio da capital baiana como uma das sedes do mundial. Em setembro do mesmo ano, a banda animou uma grande festa no Largo Tereza Batista – Pelourinho, para incentivar o Brasil a se classificar para a Copa na África do Sul do ano seguinte.

E o mundial de 2010 já começou para o Olodum no Carnaval. O bloco homenageou o futebol com o tema Índia, Brasil, África do Sul – A Terceira Visão. Em junho, o grupo voltou a concentrar milhares de torcedores no Pelourinho e formar uma enorme torcida brasileira em Salvador.

No ano de 2014, a Torcida Brasil Olodum e as Terças do Olodum especiais da Copa complementam a agenda do grupo durante o mundial, além da abertura oficial da Copa no dia 12 de junho, em São Paulo e as Fan Fests em Manaus e Natal, nos dias 14 e 19 de junho respectivamente.

 

Leia também:

Se Lídice não ficar no Senado, provavelmente será candidata a deputada federal, diz Jaques Wagner

Notícias: Cidade

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar