publicidade

Mundo

Trump é indicado ao prêmio Nobel da Paz por deputados da Noruega

por Débora Oliveira no dia 13 de June de 2018 às 16:46
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (13), Per-Willy Amundsen e Christian Tybring-Gjedde deputados do Partido do Progresso norueguês, de extrema direita, reconheceram que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve receber o prêmio Nobel da Paz, depois da histórica cúpula com o líder da Coreia do Norte.

"O que está acontecendo é histórico, está em curso um processo que pode garantir a paz mundial no futuro. É um processo frágil, mas devemos fazer o que for possível para contribuir para que dê bons resultados. Penso que o podemos fazer garantindo o Nobel da Paz a Donald Trump", disse Per-Willy Amundsen ao canal televisivo público da Dinamarca, NRK.

Segundo o testamento do prêmio Nobel, entre aqueles que podem designar candidatos à condecoração da Paz estão catedráticos de universidades de Direito, História e Ciências Políticas, parlamentares, antigos laureados e membros de tribunais internacionais.

"Não seria a primeira vez que se daria a distinção a alguém envolvido num processo. Claro que devemos seguir [o assunto] com atenção, mas termos chegado onde estamos merece um Nobel da Paz", afirmou Per-Willy Amundsen.

Trump e Kim Jong-un realizaram, nesta terça-feira (12), o primeiro encontro da história entre os líderes dos dois países, durante a qual se comprometeram a "construir um regime de paz duradouro e estável na península coreana".

Um simbólico aperto de mão iniciou a primeira reunião entre os líderes dos dois países depois de quase 70 anos de confrontos políticos, no seguimento da Guerra da Coreia (1950-53) e de 25 anos de tensão sobre o programa nuclear de Pyongyang. 

LEIA MAIS

Mulher é encontrada morta no bairro de Periperi

Notícias: Mundo

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar