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Eleições 2018

Pré-candidatos à presidência antecipam horário eleitoral na internet

por Débora Oliveira no dia 13 de June de 2018 às 14:27
Foto: Reprodução

O horário eleitoral nos meios de comunicação começará em 31 de agosto, mas, na internet, pré-candidatos se antecipam a esse prazo e veiculam programas políticos ao estilo usado para pedir votos na televisão e rádio. 

Em busca da confirmação das candidaturas, em meio à pulverização de postulantes ao Palácio do Planalto, a maioria dos candidatos à presidência tem apelado para filmes bem produzidos. Os vídeos terão publicações patrocinadas para ampliar o alcance ou atingir públicos específicos.

Uma das novidades desta eleição é o pagamento por anúncios em redes sociais. A ferramenta está liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde que registrada somente por candidatos, partidos ou coligações — medida que visa a combater fake news por meio de páginas anônimas ou perfis falsos. 

Faltam regras, no entanto, quando o assunto é prestação de contas. Como se trata de um investimento de pré-campanha, não há obrigação de se revelar os custos.

Se antes a fórmula usada em publicações, patrocinadas ou não, era mostrar falas dos pré-candidatos em entrevistas ou palestras, captadas sem prévia produção, agora se aposta na divulgação de filmes com roteiro, ilustrações, legendas, locução e até jingles. 

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