publicidade

Saúde & Bem Estar

Confira seis motivos para consumir leite em todas as fases da vida

por Lucas Salles no dia 04 de June de 2018 às 10:50
Foto:
Tá pensando que apenas bebês devem consumir leite? Tá pensando errado. O produto é rico em nutrientes como cálcio, vitamina D, fósforo, proteínas e gorduras que, além de promover o equilíbrio de outros nutrientes, comprovadamente fortalecem ossos e os dentes, músculos e vasos sanguíneos. 

Pensando nesses benefícios, listamos 10 razões para vocês incluirem o leite em todas as fases da vida:

1 - Alta concentração de nutrientes: Os lácteos têm relevância como uma das principais fontes de cálcio na alimentação, quando consideradas as quantidades e percentual de absorção. O cálcio exerce papel fundamental na regulação de processos intracelulares, além de ser essencial para a saúde óssea.

2 - Cálcio para todas as fases da vida: Este é um importante destaque nutricional dos lácteos: sua relevância como principais fontes de cálcio na alimentação, ou seja, exerce papel fundamental na regulação de processos intracelulares, além de ser essencial para a saúde óssea.

3 - E mais do que cálcio: Leite é uma fonte importante de proteínas, vitaminas, gorduras, que compreendem uma gama riquíssima de nutrientes de alto valor biológico e fundamentais para o ser humano.

4 - Integra o rol de nutrientes necessários para o funcionamento do corpo humano: Lácteos são reconhecidos pelos atributos nutricionais, por serem fontes importantes de proteína de alto valor biológico, com todos os aminoácidos essenciais, sendo as proteínas lácteas compostas pelas caseínas (que são proteínas altamente estáveis e não são facilmente alteradas pelo calor) e pelas proteínas do soro, que representam 20% das proteínas lácteas e se destacam por sua importância na síntese de proteínas sanguíneas e teciduais.

5 - Controle da obesidade: os lácteos ajudam na prevenção do ganho de peso desordenado. Uma revisão de 10 estudos sobre o tema, publicados com 3 anos de seguimento em média e envolvendo 46 mil crianças e adolescentes, verificou que aquelas com maior consumo de lácteos estavam 38% menos propensas a ter excesso de peso na infância. Ainda, este estudo verificou que pode haver redução do risco de sobrepeso e obesidade em 13%, com o aumento do consumo de 1 porção de lácteo ao dia. O desenvolvimento de hábitos saudáveis engloba uma alimentação saudável, qualidade de sono adequada e prática suficiente de atividade física na infância. Esta revisão de estudos foi realizada em 2016 pelo Departamento de Nutrição Clínica do Hospital Xin Hua Hospital, Faculdade de Medicina de Xangai e a Jiao Tong University em Xangai, China.

6 - Os produtos lácteos fermentados têm papel importante no processo de prevenção de diabetes, por estarem relacionados com a microbiota intestinal, envolvida no contexto da síndrome metabólica e do diabetes.

LEIA TAMBÉM: 

NO RADAR: vazamento de água deixa trânsito complicado Avenida Tancredo Neves

Notícias: Saúde & Bem Estar

publicidade

publicidade

© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar