publicidade

Radar Cidadão

SE LIGUE! Pesquisa relaciona celular a consumo de calorias durante as refeições

por Isabela Rocha no dia 03 de junho de 2018 às 13:39
Foto: Reprodução
Uma pesquisa feita pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (Ufla) mostrou que usar o celular ou ler durante as refeições aumenta o consumo de calorias. O uso seria uma distração que pode levar a pessoa a comer mais.

Os resultados mostraram ainda que, ao utilizar o smartphone enquanto se alimenta, o brasileiro aumenta em 15% o consumo de calorias e até 20% no caso de fazer uma leitura durante a refeição, o que representa 101 calorias.

Segundo o professor responsável pela pesquisa, Luciano José Pereira, “a partir do momento que você não presta atenção naquilo que você está ingerindo, você corre o risco de se alimentar em excesso”.

Para chegar à conclusão foram avaliadas 64 pessoas, entre 18 e 40 anos, em aspectos relacionados à mastigação, índice de massa corporal e preferência de alimentação. Os participantes se alimentaram sem nenhuma distração e depois ao lado de smartphones e textos de uma revista.

Excesso

Os resultados revelaram que pessoas comem mais quando estão distraídas porque têm dificuldade de perceber as mensagens químicas que o corpo envia para mostrar que está satisfeito.

Além disso, alguns pais têm o hábito de colocar desenhos para distrair a criança enquanto ela come. Pereira se posicionou contra a prática. “A utilização destes recursos já é inclusive preconizado pelo guia alimentar de 2014 que a gente não deve ter nenhum tipo de distração, de equipamento eletrônico”, afirmou.


LEIA TAMBÉM:


Crise na Petrobrás complica ainda mais plano da equipe econômica de Temer

Notícias: Radar Cidadão
© Copyright 2018 - Radar da Bahia - Grupo Radar