publicidade

Economia

Projeção da economia fica abaixo, mas Ipea afirma que retomada continua

por Neison Cerqueira no dia 15 de maio de 2018 às 17:44
Foto: Internet
De acordo com a avaliação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a expansão econômica ficou abaixo do esperado nos últimos meses. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (15), na edição da Visão Geral, da Carta de Conjuntura.

Por isso, o Ipea admitiu que revisará a projeção para o crescimento da economia, este ano. “Os dados disponíveis de atividade econômica permitem prever que o resultado do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre deve vir inferior ao que era esperado na última Visão Geral da Conjuntura, divulgada em março de 2018. Esse fato deve ensejar uma revisão da nossa previsão pontual de crescimento para este ano, sem alterar de forma substancial, porém, a expectativa de continuidade do processo de reversão cíclica gradual”, diz o Ipea.

Segundo o órgão, o principal impulsionador de crescimento econômico atual é o ciclo de reduções da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 6,5% ao ano, o menor nível histórico. “Os indicadores de atividade econômica que têm reagido mais fortemente são justamente aqueles que sofrem influência mais direta das taxas de juros e da oferta de crédito – em particular, os setores de bens de capital e de bens de consumo duráveis”, diz o instituto.

No mês de março, a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi estimado em de 1,9% para o primeiro trimestre de 2018. Para o ano, a estimativa ficou em 3%.


LEIA TAMBÉM: 

COVARDE! Filho do prefeito de Salinas é suspeito de espancar esposa por ciúmes na Bahia

Notícias: Economia
© Copyright 2016 - Radar da Bahia - Grupo Radar