publicidade

Saúde & Bem Estar

Novo tipo de célula-tronco encontrado no leite materno ajuda a combater infecções no bebê

por Débora Oliveira no dia 03 de maio de 2018 às 16:49
Foto: Reprodução
Um estudo divulgado nesta quinta-feira (3) pelo "JAMA Pediatrics, confirmou que um novo tipo de célula " linfoides inatas" do tipo 1, encontrado no leite materno, irá ajudar a combater infecções em bebê.

Segundo os cientistas essas células atuam na linha de frente do combate de ameaças enquanto o sistema imunológico do bebê está em formação. Ela ajuda na defesa e é considerada de primeira linha contra agentes infecciosos.

Os estudiosos afirmaram também que essas células do sistema ajudam a formar a microbiota intestinal do bebê (conjunto de bactérias intestinais que também atuam na defesa do organismo contra doenças). Essas células também podem sobreviver vários anos no intestino das crianças.

De acordo os pesquisadores as células também ajudam a proteger a mãe de contrair uma infecção do próprio bebê que está sendo amamentado. Segundo o estudo, essas estruturas podem inclusive mudar para que o bebê a supere a infecção que está ocorrendo.

“Sabe-se que o leite materno contém milhões de células, incluindo muitos tipos de células de defesa. Os cientistas mostraram, no entanto, que essa linhagem de célula recente estudada pelos cientistas há pouco menos de uma década, também fazem parte do conjunto de estruturas que compõem o leite materno. As células mais prevalentes no leite materno.

LEIA MAIS
Notícias: Saúde & Bem Estar
© Copyright 2016 - Radar da Bahia - Grupo Radar