O Brasil é um dos países que mais preocupa na América do Sul. De acordo com a diretora-geral da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne, há uma preocupação constante com a alta de infecções e mortes por coronavírus nas Américas.
Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (7), ela alertou que mais da metade dos óbitos globais da covid-19 ocorreu na região, enquanto a América do Sul registra o maior avanço da pandemia em todo o mundo.
Brasil e Argentina são destaques, além dos Estados Unidos, que estão entre os dez países que mais registraram contágios na última semana. O gerente de incidentes da Opas, Sylvain Aldighieri, reforçou que a situação da pandemia no Brasil é "preocupante".
As ações de governos, segundo Etienne, devem refletir o momento pelo qual passa a maior parte dos países latino-americanos. Já Aldighieri recomendou que as autoridades apliquem medidas para conter a mobilidade da população, acelerar a vacinação e intensificar mecanismos de rastreamento dos contágios.